Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus, mas para isso precisam ser bem utilizadas e cuidadas.
">
O uso de máscaras como proteção para evitar o contágio do coronavírus se tornou comum, fazendo parte do nosso vestuário da mesma forma que colocamos uma roupa e um calçado para sair nas ruas.
O professor Valdes Roberto Bollela, do Departamento de Clínica Médica da Divisão de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, explica que quando o cidadão utiliza a máscara, além de se proteger do contágio, ele está protegendo o ambiente contra gotículas que podem ser expelidas por tosse, espirro ou pela fala.
Segundo a infectologista Raquel Stucchi, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o uso de máscara deve ser incorporado por questões de higiene e saúde e deve ser usada como complemento das outras formas de defesa contra o contágio como lavar as mãos corretamente, fazer o distanciamento e proteger o espirro e a tosse da forma correta.
A grande maioria das pessoas está usando máscaras de tecido e segundo o Ministério da Saúde, elas podem ser de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos e devem ser feitas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Além disso elas precisam ser bem utilizadas e cuidadas para serem efetivas na sua proteção.
Veja aqui algumas dicas:
- A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Cada um tem que ter suas máscaras.
- Não toque na máscara, só no elástico.
- Use até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar.
- O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.
- É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas, ou seja, dupla face. Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.
- Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com (pelo menos) uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.
- Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água, sabão em pó e detergente. Deixe de molho por 40 minutos e sequem no sol.
Como higienizar a máscara corretamente:
- Ao chegar em casa, higienize as mãos, retire as máscaras pelo elástico e coloque todas as máscaras usadas em uma bacia com água e sabão em pó, ou detergente.
- Higienize as mãos assim que terminar de colocá-los na água, pois elas podem estar contaminadas.
- Deixe de molho por 40 minutos e lave bem com água e sabão.
- Deixe secar, preferencialmente ao sol.
- Passe a ferro.
- Observe se a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.).
- Guarde em um recipiente fechado.
Importante:
O uso de máscara não reduz ou substitui a necessidade das medidas de higiene preconizadas e a manutenção do distanciamento de mais de 1 (um) metro entre as pessoas. Importante que todas as pessoas, sigam:
A - as medidas de higiene já estudadas e estabelecidas;
B - limpe as mãos frequentemente; lave as mãos com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Se água e sabonete não estiverem prontamente disponíveis, use uma preparação alcoólica a 70%, cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas;
C - evite tocar nos olhos, nariz e boca;
D - limpe e desinfete as superfícies frequentemente tocadas diariamente - mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias, etc. Se as superfícies estiverem sujas, limpe-as com detergente ou sabão e água antes da desinfecção; e para desinfetar, use produtos domésticos comuns registrados na Anvisa e apropriados para a superfície;
E - siga as normas do Ministério da Saúde divulgadas no site: https://coronavirus.saude.gov.br
Fonte: Ministério da Saúde do Brasil – Anvisa – Usp - Unicamp
Voltar para listagem
Bem-vindos ao nosso espaço dedicado ao bem-estar, à vida saudável e à qualidade de vida. Aqui vamos aprender como é fácil viver de forma saudável, sem pensar como sacrifício, mas sim como uma nova forma de viver cuidando mais dos do nosso corpo e espírito.
1. COVID-19, O MOMENTO CERTO DE IR AO HOSPITAL
2. A importância de uma alimentação saudável e equilibrada
3. Saiba como podemos o fortalecer o nosso sistema imunológico
4. O perigo dos aditivos químicos nos alimentos industrializados
5. Cinco motivos para lembrar de tomar água
6. Brasileiros higienizam alimentos de forma inadequada na pandemia
7. Os riscos do uso indevido da Ritalina
8. E sua pressão, como está?
9. SAIBA COMO USAR E HIGIENIZAR AS SUAS MÁSCARAS DE TECIDO
10. Saúde mental: o que fazer em tempos de Novo Coronavírus?