Julho chegou e o período de férias escolares para as crianças e os adolescentes também. Pais e cuidadores devem redobrar a atenção neste período.

"> Evitando acidentes domésticos durante as férias | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Evitando acidentes domésticos durante as férias

O período de férias escolares para as crianças e os adolescentes é um período de descanso, de rotinas mais flexíveis, de muitas brincadeiras e de tempo livre para se divertir.

Ao mesmo tempo, esse tempo livre traz muitas preocupações aos pais e aumentando o cuidado com suas crianças. Além da busca do que fazer com as crianças e como ocupá-las durante as férias, é preciso estar atento ao movimento das crianças tanto dentro quanto fora de casa.

Os responsáveis precisam estar atentos para a prevenção de situações como queimaduras, envenenamento, afogamento, quedas, cortes, sufocação e choque elétrico.

Veja seguir algumas dicas de como evitar acidentes com as crianças no período de lazer.

Queimaduras

Boa parte dos acidentes que resultam em queimaduras acontecem dentro de casa. Crianças até quatro anos possuem a pele mais sensível. Para se ter ideia, uma criança dessa idade exposta por três segundos a água quente a 60º pode ter queimadura de terceiro grau. A primeira orientação é manter as crianças longe da cozinha e dar preferência para as bocas que ficam na parte de trás do fogão. Deixar os pratos e líquidos quentes no centro da mesa também é uma boa dica. Importante ainda checar como está a parte elétrica de casa e trocar os fios desencapados por fios novos.

Afogamento

Esse é um acidente que acontece muito rápido e de maneira silenciosa. A dica principal é nunca deixar os pequenos sozinhos na piscina, lago, rio, mar, balde, tanque, vaso, pia. Os acidentes envolvendo água podem acontecer nos lugares mais inusitados. É válido também ensinar à criança que em alguns casos não se pode nadar sozinha. Incentive o uso de equipamentos de segurança como boias e coletes salva-vidas.

Sufocação

Engasgar-se com pedaços de brinquedo, alimentos pequenos e objetos macios é mais comum do que se imagina. Por isso, evite oferecer alimentos redondos e duros como castanha, nozes, pipoca e uva. Outra orientação importante é ensinar a criança a comer sentada e de boca fechada. Segundo a ONG Criança Segura, isso pode evitar que ela tente falar e comer ao mesmo tempo. Também mantenha as sacolas plásticas longe das crianças.

Brinquedos

Verifique a idade indicativa de cada brinquedo. Confira se tem o selo do Inmetro, ou seja, se é um brinquedo apropriado. Brinque junto com as crianças para observar como elas manuseiam os pertences e ainda, vez ou outra, inspecione os itens.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br -   https://www.sbp.com.br/  - https://www.pastoraldacrianca.org.br  -   imagerm: https://br.freepik.com/

 

 

Voltar para listagem